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Os eixos de debates
EIXO 1 – Método e Tecnologia
Este eixo privilegia trabalhos em que as questões de método são o foco das atenções.
Seu contraponto com a tecnologia diz respeito aos meios de aquisição e organização dos
dados de campo assim com a adequada problematização ética e técnica de sua dinâmica específica.
É a atividade científica e seu aporte metodológico o elemento fundamental das discussões.
EIXO 2 – Povos Ameríndios e Objetos em Circulação
Tendo em vista o vasto campo de pesquisas com e sobre populações ameríndias, este eixo tem como
objetivo pôr em contato pesquisas em que o ponto de partida tenha na circulação de objetos seu
elemento principal. Atentando para processos de mediação os mais diversos, desde o estatuto da
evidência arqueológica até a participação do pesquisador e a situação de contato em uma economia
simbólica em que cumpre reconhecer a agência dos objetos, compreendemos ser este um eixo que
privilegia uma área de atuação destacada do campus desde sua formação.
EIXO 3 – Modernidade e após: discursos
Identidades, discursos, representações; sociedade, cultura e produção artística; modernidade,
pós-modernidade e decolonialidade na produção de espaços e sujeitos. Tendo em vista os desdobramentos
institucionais das políticas de Estado e as questões que envolvem governo, classe e economia na
história contemporânea, os dilemas revelados pelas políticas identitárias e seu fluxo investe os
sujeitos de não poucos desafios. Atento a isto este eixo privilegia as diversas faces da produção
cultural (moderna; pós-moderna; pós-colonial; decolonial) em suas diversas redes e linhas de força.
EIXO 4 – Relações entre Humanos e Não-Humanos
Das diversas conformações de pesquisas de campo o presente eixo busca traduzir questões em que
temas, objetos e métodos de pesquisa se entrelaçam na medida em que é a relação que constitui a
pesquisa sua dimensão privilegiada. Atentando para esta diferença constitutiva que discrimina
humanos e não-humanos, as relações ecológicas, econômicas, cosmológicas e políticas se entrelaçam
conformando assim um palco privilegiado para debater diversas abordagens a seu respeito, seja
apelando ao cabedal teórico-científico e sua interface com saberes tradicionais, seja recorrendo
à commodificação do conhecimento técnico ou mesmo tendo em vista os limites humanos da atividade
de campo tangenciando a administração da pesquisa científica em ato.
EIXO 5 – Pensamento Técnico-Científico e Práticas Técnico-Morais
Este eixo tem como objetivo trazer à luz questões em que o pensamento científico seja confrontado
com questões de ordem prática que lhe sejam correlatas mesmo que por via de meios e agentes que lhe
sejam ou parcial ou inteiramente estranhos. Com isso pretendemos discutir o escopo da circulação de
ideias, objetos e enunciados originados no pensamento técnico-científico que tenham desdobramentos
práticos. No entanto, pretendemos aventar hipóteses de pesquisa em que o caminho contrário também se
dá, investigando processos históricos em que práticas morais produzam objetos que encontraram
conformação tecno-científica posterior.
EIXO 6 – Ciência e Educação
O objetivo deste eixo é estabelecer diálogos entre ciência e educação, no sentido de apresentar
diferentes abordagens de temas científicos, levando em conta processos pedagógicos que facilitem
tais apreensões. Reflexões sobre as contribuições de docentes e discentes para o campus e comunidade
acadêmica, também serão de interesse do referido eixo.
EIXO 7 – Ciência, tecnologia e meio ambiente
Conjugar avanços científicos, tecnológicos e educação ambiental que favoreça o surgimento de uma
cultura de sustentabilidade representa um dos grandes desafios deste século. O eixo trata de trabalhos
em que ciência e tecnologia são protagonistas na tentativa de identificar, discutir e/ou propor soluções
para problemas decorrentes da interação homem-ambiente nas suas diversas facetas.